quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Compartilhar Vídeos, músicas e fotos do pc com ubuntu para Xbox 360.

Boa Noite a todos.


      Estava esses dias baixando uns filmes da internet para assistir e como minha TV ainda é uma de 20" de tubo, tinha o trabalho de baixar o filme gravar em um pen drive ir até a casa da minha irmã que fica aqui em cima da minha e assistir lá, porque ela tem uma TV mais moderna LED com esse recurso. Daí meu irmão acabou dando a ideia mesmo sem entender nada de tecnologia ele enxergou o que eu não havia visto o óbvio. Ele me perguntou o seguinte:

        Se o computador está na internet e o video-game está na internet porque um não pode "conversar" com o outro e nós assistirmos filmes através da sua TV?



        Bom sei que não é tão simples assim como ele falou, mas quando ele disse isso me fez pensar sobre a minha rede LAN  e a comunicação entre dispositivos UPnP e DLNA que estão sendo utilizados atualmente. Quem quiser saber mais sobre as siglas citadas clique nos respectivos links abaixo.

LAN - (Local Area Network)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_local

UPnP - (Universal Plug and Play)
http://pt.wikipedia.org/wiki/UPnP

DLNA - (Digital Living Network Alliance)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dlna


      Pensando nisso fiz uma pesquisa na internet e encontrei como fazer tal comunicação do pc com o Ubuntu para o Xbox 360, fiz os testes e funcionou tudo direitinho. Mas vamos lá, chega de papo e mãos a obra.



1º - Você vai precisar, além de um pc ou notebook com Ubuntu um roteador que suporte comunicação via UPnP acredito que hoje todos os roteadores tem essa função, porém em nem todos ela está habilitada.


2º Verificar se está habilitado UPnP, caso não esteja habilite-a do contrário a comunicação entre pc e video-game NÃO HAVERÁ por mais que o restante dos passos estejam corretos. Abaixo segue imagem de onde  podemos verificar isso nos roteadores TPLINK modelo TL-WR741N, se seu roteador for outra marca ou outro modelo verifique o manual do equipamento.





















3º Agora instalaremos o software Micro Share. Mas o que é o uShare? O uShare é media server para stream via UPnP e DLNA, caso queiram maiores informações acesse o site oficial do software: http://ushare.geexbox.org/.
Segue  comando para instalação:  sudo apt-get install ushare



 



















4º Agora vamos configurar o uShare com o seguinte comando:  
sudo dpkg-reconfigure ushare  






















5º Na primeira tela digite o nome de exibição para o computador que você irá compartilhar.






















6º Na segunda tela escolha a interface de rede o qual o programa usará para compartilhar os arquivos.






















7º Na terceira tela informe a pasta que será compartilhada, notar a sintaxe e a figura de exemplo:  /home/USUÁRIO/Vídeos/






















8º Pronto a sua pasta já pode ser  vista por dispositivos compatíveis com UPnP e DLNA que estiverem na mesma rede local isso inclui smarts tvs, celulares, tablets e etc...


















9º Caso necessite de alguma configuração mais avançada acesso o arquivo ushare.conf através do comando: sudo gedit /etc/ushare.conf não sei se era necessário ou não mais eu alterei a linha do arquivo onde ele pergunta se utiliza xbox 360 eu coloquei YES. conforme o exemplo abaixo.





















10º Embora eu não tenha necessitado fazer nenhuma alteração sobre isso, segue abaixo comentários do autor do blog onde retirei a informação.

Firewall: Autor sugere por tratar-se de um servidor liberar a porta 49200 através do Firestarter.

Modos de inicialização comando: 

ushare -d
use para DLNA que é um modo compatível com PS3.


ushare -D
use para executar em daemon mode (roda em backgound).




E é só espero ter ajudado e até o próximo ṔOST.



FONTES: 
Blog Simplesmente GNU Linux.
http://smtlinux.blogspot.com.br/
http://smtlinux.blogspot.com.br/2011/09/ushare-no-ubuntu-upnp-dlna-media-server.html

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Converter PDF em JPG no Ubuntu.

Boa noite a todos.


       Hoje precisei scanear uma folha porém a multificional o qual utilizei só estava configurada para scanear em PDF, antes de enviar o arquivo para quem de direito, necessitava fazer uma edição e marcar alguns pontos neste arquivo e eu faço isso com mais facilidade em softwares como o PAINT da Microsoft ou GNU PAINT no Linux que foi o qual utilizei neste caso, no entanto o arquivo deve estar em formato de imagem e não em PDF, em uma rápida pesquisa na internet aprendi como converter um arquivo PDF para JPG no Ubuntu e gostaria de compartilhar como fazê-lo.


1º abra um terminal e torne-se root. No Ubuntu com o comando:
sudo su




















2º Instale o software IMAGEMAGICK utilizando o apt-get com o comando:
apt-get install imagemagick




















3º Após a instalação saia do root com o comando:
exit



















4º Navegue até a pasta onde encontra-se o arquivo que está em PDF para que você possa convertê-lo com a seguinte sintaxe:
convert nomedoarquivo.pdf novonome.jpg



















Pronto!

O arquivo PDF continua na pasta onde estava e é criado um novo arquivo com a extensão .JPG caso queira converter vários arquivos de uma só vez ou você utilize outra distribuição que não seja derivada do DEBIAN acesse o site da fonte de onde eu aprendi a fazer esta conversão pois acredito que lá está mais detalhado OK.



Abraço a todos e até o próximo POST.



FONTE: Site CompDicas
http://compdicas.kabunzo.com/2008/09/01/linux-como-converter-pdf-para-imagens-jpg/