quinta-feira, 11 de abril de 2013

Corrigindo o erro - Kernel driver not installed (rc=-1908)

Bom Dia a Todos.


            Já fazia um tempo que eu estava sem utilizar minhas Virtual Machines e quando fui usar tive uma surpresa... ela não funcionava...estava com erros, muito provável pela atualização dos Kernels que o Ubuntu faz em suas atualizações automáticas, por conta disso tive que procurar uma solução na internet já que meus conhecimentos em linux não são tão profundos assim para resolver um problema desse tipo sozinho. Bom primeiro vou exibir a tela com o erro e informar sobre o tipo de SO e software VM que estou utilizando atualmente estou usando o Ubuntu 12.04 com a VirtualBox 4.1.12





















1 - O primeiro passo é adicionar o seu usuário ao grupo do Virtual Box conforme o exemplo abaixo:
sudo addgroup usuário vboxusers





















2 - Feito isso execute o seguinte comando conforme a figura abaixo:  
sudo /etc/init.d/vboxdrv setup





















3 - Por fim se tudo der certo execute o seguinte comando:  
sudo chmod 770 /dev/vboxdrv
e pronto o problema do erro estará resolvido.


Porém comigo não podia ser tão simples assim, o segundo passo deu errado obrigando eu procurar outro caminho para resolver esse erro, então descobri que esse erro é dado perda dos linux-headers (cabeçalhos) agora não me pergunte porque essas referencias se perdem, para resolvermos isso façamos o seguinte.




1 - Executamos o comando:
sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)
Isso fará o download e a instalação dos linux-headers






















2 - Agora vamos reconfigurar o dkms com o comando:
sudo dpkg-reconfigure virtualbox-dkms






















3 - E para terminar carregaremos o módulo com o comando:
sudo modprobe vboxdrv






















Pronto após isso o Virtual Box já volta a funcionar normalmente, pelo menos com os testes que eu fiz voltou ao normal. Espero ajudar a todos que passarem por este problema como eu.






















Abraço a todos e até o próximo POST.




Fontes:
Site Viva o Linux
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Corrigindo-erro-do-Virtualbox-3.2.4-no-Ubuntu-10.04-Kernel-driver-not-installed-%28rc=1908%29
Fórum Ask Ubuntu
http://askubuntu.com/questions/205154/virtualbox-etc-init-d-vboxdrv-setup-issue

2 comentários:

  1. Fala Léo, tudo bem?

    Muito legal o seu post, vai ajudar muita gente com o mesmo problema.
    No caso do: "#sudo addgroup usuário vboxusers"
    pode ser usado também "#usermod -G vboxusers usuário"

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Alex,
      Agradeço pelo comentário e sobre a informação... Obrigado.

      Excluir